- Morning Dose
- Posts
- 13/01/2025
13/01/2025
Bom dia. É segunda-feira, 13 de janeiro, e estamos cobrindo a recompensa multimilionária oferecida pelo governo americano pela prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro, o novo veículo para mobilidade urbana que foi destaque na maior feira de tecnologia do mundo e muito mais. A dose de hoje tem 1209 palavras, uma leitura de 5 minutos.
Este e-mail foi encaminhado para você? Inscreva-se aqui.
ASSUNTO DO DIA
EUA aumentam para US$ 25 milhões recompensa pela prisão de Maduro

Imagem: M. Quintero/Reuters
Os Estados Unidos aumentaram para US$ 25 milhões a recompensa por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, enquanto impuseram sanções a oito autoridades venezuelanas, incluindo o chefe da PDVSA, Hector Obregon, e o ministro dos Transportes, Ramon Velasquez. Essa medida faz parte das sanções do governo Biden, que visam pressionar o governo de Maduro após a controversa eleição de julho.
Maduro e seus aliados rejeitam as sanções, acusando-as de serem ilegítimas e de promoverem uma "guerra econômica". O governo venezuelano alega que as dificuldades econômicas e a escassez são resultado dessas medidas punitivas. A oposição, que considera o candidato Edmundo González o verdadeiro vencedor da eleição, denunciou as eleições como injustas.
Aumentando a pressão, os EUA também mantêm acusações de tráfico de drogas contra Maduro. Apesar das sanções e da forte oposição internacional, Maduro continua no poder com apoio militar e de países como China, Rússia e Irã. A medida ocorre pouco antes da transição de poder nos EUA, com o fim do mandato de Biden e a iminente chegada de Donald Trump à presidência.
Nicolás Maduro assumiu o terceiro mandato como presidente da Venezuela na Assembleia Nacional, em Caracas, nesta sexta-feira (10). A posse aconteceu em meio a um cenário de turbulência política, no qual Maduro enfrenta contestações sobre resultado da eleição realizada em julho do ano passado e acusações de violência contra opositores.
GIRO RÁPIDO
Um tour pelas principais manchetes

Imagem: Xpeng
> Carro voador rouba a cena na CES 2025. O carro voador da Xpeng Aeroht, apresentado na CES 2025, combina inovação e funcionalidade. Chamado de Land Aircraft Carrier, o veículo é um híbrido entre um carro elétrico robusto e um eVTOL, que pode transportar até duas pessoas. O design lembra um drone em grande escala, e o treinamento para pilotá-lo leva apenas três horas. O futuro da mobilidade urbana está decolando. ( leia mais )
> Noruega volta a exigir abrigos antiaéreos em prédios novos. Em resposta às tensões crescentes com a Rússia, a Noruega decidiu retomar a exigência de abrigos antibombas em novas construções, prática abandonada em 1998. As estruturas serão modernizadas para incluir proteção contra armas químicas e radioativas. Além de prédios, espaços como estações de metrô e estacionamentos poderão ser adaptados. A medida reflete preocupações com a segurança após anos de guerra na Ucrânia. ( leia mais )
> Exame para detectar doença rara em recém-nascidos agora é obrigatório. O exame para identificar sinais da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP) em recém-nascidos agora é obrigatório na triagem neonatal das redes pública e privada com SUS. A nova lei, sancionada pelo presidente Lula, busca diagnosticar precocemente essa rara doença genética, que afeta uma em cada dois milhões de pessoas. A medida amplia a detecção de malformações características nos pés dos bebês. ( leia mais )
> Brasil é 80º no ranking global de Estado de Direito. O Brasil ocupa a 80ª posição entre 142 países no Rule of Law Index, que avalia o Estado de Direito com base em critérios como ausência de corrupção, direitos fundamentais e justiça imparcial. O índice, divulgado pelo World Justice Project, mede a força das leis e instituições de cada nação. O ranking reflete desafios na transparência e na aplicação justa das normas. ( leia mais )
> Estudo revela novas pistas sobre o Alzheimer. Cientistas descobriram que duas moléculas no sangue, acetil-L-carnitina e carnitina livre, diminuem conforme o Alzheimer avança, especialmente em mulheres. A pesquisa, feita por especialistas dos EUA e Brasil, ajuda a entender por que elas têm mais risco de desenvolver a doença e pode melhorar o diagnóstico e o monitoramento. As moléculas também estão ligadas a sinais do avanço do Alzheimer. ( leia mais )
> Feijão é cultivado no espaço pela primeira vez. A Índia alcançou um marco histórico ao germinar sementes de feijão no espaço. A experiência, parte do programa Crops, utilizou tecnologias avançadas para monitorar o cultivo em microgravidade. Das oito sementes plantadas a bordo da missão PSLV-C60, três brotaram em apenas quatro dias. O feito representa um grande avanço para missões espaciais de longa duração e a agricultura espacial. ( leia mais )
> Engenheiro perde ação para recuperar Bitcoins descartados. James Howells, do País de Gales, teve seu pedido para escavar um aterro sanitário rejeitado pela justiça. Em 2013, ele descartou um disco rígido com 8.000 Bitcoins, hoje avaliados em até 750 milhões de dólares. O tribunal negou o acesso ao local, citando riscos ambientais e reforçando que o aterro pertence ao município. Howells considerou a decisão "um golpe duro". ( leia mais )
ETC
Uma dose extra de conteúdo
🫷🏻 “Demissão por Vingança”: Uma tendência impulsionada pela geração Z que deve alcançar seu pico em 2025
🪐 Um raro 'desfile' de planetas poderá ser visto no céu em 2025
💪🏻 Como 2 horas de exercício físico por semana podem mudar a sua vida
🛍️ A ascensão dos desinfluenciadores: 'Você queria aquele produto antes de ele ser oferecido para você?'
☕ Sua xícara de café matinal pode reduzir o risco de morte relacionada a doenças cardíacas
13 de janeiro na história: > (1750) Firmado o Tratado de Madri, documento que definiu grande parte do território brasileiro; > (1825) Frei Caneca, líder revolucionário da Confederação do Equador, é executado por fuzilamento em Recife, Pernambuco; > (1910) Ocorre a primeira transmissão pública de rádio, na qual uma performance ao vivo das óperas Cavalleria rusticana e Pagliacci foram transmitidas pela rádio da Metropolitan Opera House, em Nova Iorque; > (1935) Nasce Renato Aragão, humorista e ator brasileiro, conhecido pelo personagem Didi Mocó do grupo "Os Trapalhões"; > (1937) É criado oficialmente o Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro; > (1941) Morre James Joyce, escritor romancista, contista e poeta irlandês, autor de obras como "Retrato do Artista Quando Jovem" e "Ulisses", e considerado um dos maiores escritores do século XX; > (1942) Primeiro uso registrado de um assento ejetor de aeronave por um piloto de testes alemão, instalado em um caça a jato Heinkel He 280.
"Os homens são governados por linhas de intelecto; as mulheres, por curvas de emoção."
James Joyce
PROGRAMA DE INDICAÇÃO

Convide amigos e familiares para se juntar ao clube dos intelectualmente curiosos. É só clicar no botão abaixo, pegar seu link exclusivo e compartilhar.
OPINIÃO DO LEITOR
Alimente sua curiosidade e expanda seu conhecimento.
Somos uma newsletter diária e gratuita, criada para entregar uma dose matinal com tudo o que você precisa saber para começar seu dia bem informado. Notícias relevantes sobre as principais atualidades, selecionadas a dedo para aprofundar sua compreensão do mundo, instigar seu senso crítico e economizar seu tempo. Com curadoria de humanos, não de algoritmos.
